sexta-feira, 27 de maio de 2016

O Mundo dos Perfumes e Como Prolongar sua Duração

Você sabia que o Brasil é o maior produtor e o maior consumidor de Perfumes do Mundo?

      Pesquisas apontam que os brasileiros são tão apaixonados por perfumes que 45% das mulheres têm de 3 a 5 frascos de perfumes em casa.
      Para a grande maioria das pessoas o perfume é um toque fundamental na construção da imagem que deseja transmitir, como uma marca registrada, por isso ele deve ser escolhido de acordo com o seu gosto e seu estilo, de forma que a fragrância escolhida complemente sua personalidade.
  
Confira algumas informações e dicas muito interessantes que o perfumista Hernan Figoli, da Givaudan, compartilhou sobre o mundo dos perfumes e como prolongar sua duração.


      Perfumes são resultados de uma mistura de ingredientes sintéticos (origem orgânica) e naturais (folhas, pétalas, raízes, madeiras e frutas). As moléculas que compõe a estrutura da fragrância do perfume são chamadas de “Notas”, e são divididas, de acordo com seu grau de evaporação, em notas de Cabeça, Corpo e Saída.
      As notas de cabeça são as mais voláteis. Aquelas que você sente assim que abre o perfume. Elas costumam ser cítricas, frutais, algumas especiarias e aldeídos.
      As notas de corpo são as responsáveis pelo cheiro que fica na pele. São as características principais de um perfume. São quase todas florais, como jasmim e rosa e algumas especiarias, como a canela e o cravo. É uma nota intermediária e pode durar de 4 a 5 horas dependendo do perfume.
     Por fim, as notas de fundo são as mais “pesadas” e tem a função de retardar a volatilidade do perfume. Normalmente são notas balsâmicas, doces e amadeiradas, e costumam durar até 8 horas, de acordo com as características do perfume.

     Os “tipos” de perfume são classificados de acordo com a concentração de essência contida no frasco.
  • “Eau de parfum” – É o mais forte e também o mais caro. Contém de 20 a 40% de essência.
  • “Eau de toilette” – É o segundo na escala. Contém de 8 a 17% de essência.
  • “Eau de cologne” – É a famosa água de colônia. Costuma ter um aroma fresco e delicado. A concentração varia de 5 a 8%.
  • “Body Splash” – Conhecidas como “água de banho”, apresentam concentração entre 2 e 4%. 

​      O lugar do corpo onde o perfume é aplicado também faz toda a diferença. O ideal é passar nas partes mais quentes, onde há maior fluxo sanguíneo. O pulso, pescoço e atrás das orelhas são os locais mais indicados.

      O aroma do perfume pode sofrer alterações de acordo com o PH, a oleosidade da pele e o suor. A alimentação também pode influenciar a fragrância que ficará na pele. Alimentos condimentados contêm substâncias que serão expelidas no suor, e afetarão o cheiro exalado pela pele. Fumantes também exalam odor que altera a fragrância do perfume.

     Um alerta: NÃO PASSE LITROS DE PERFUME só porque você não está mais sentindo aquele cheirinho gostoso quando acaba de passá-lo!!!
     O nosso sistema olfativo se “acostuma” com a fragrância e a coloca como “padrão”. Uma borrifada em cada área estratégica é o suficiente para ficar perfumado sem exageros. Outra boa saída seria ter mais de um perfume do seu gosto e usá-los de forma intercalada.

     Para conservar o cheirinho original do seu perfume, é imprescindível que ele fique protegido da luz e da temperatura, por isso nunca guarde os perfumes no banheiro! O melhor lugar para armazená-los seria a geladeira, mas um guarda-roupa escurinho e fresquinho também é uma boa opção.



​     Esperamos que tenham gostado e que essas informações sejam muito úteis para que você esteja sempre muito bem perfumado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário